Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Grupo Missiato tem uma área dedicada exclusivamente a gestão de qualidade e gestão ambiental da empresa, onde diversas iniciativas são realizadas visando o gerenciamento do descarte de resíduos sólidos em todas as unidades da empresa e a redução de impactos ambientais. Entre os diversos projetos, em parceria com a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas), o Grupo Missiato participa das iniciativas Glass is Good e Ecogesto.

Glass is Good

Desde 2010, o Glass is Good é um programa pioneiro de logística reversa do vidro no Brasil. Como parte de uma iniciativa setorial que reúne os maiores fabricantes de bebidas alcoólicas do mundo, o programa está presente em mais de 10 estados do Brasil.

A atuação do Glass is Good passa pelos diferentes elos da cadeia de logística reversa das embalagens de vidro pós-consumo, cobrindo desde sua origem até seu destino final: começando nos locais onde o resíduo é gerado (bares, restaurantes e eventos, por exemplo); passando pelos operadores de coleta e triagem (como os das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e outras empresas parceiras); e retornando aos beneficiadores ou fabricantes de embalagens de vidro para reciclagem.

Os parceiros do programa que realizam a coleta (cooperativas, associações de catadores etc.) podem contar com ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar a capacidade técnico-operacional e de gestão administrativa, bem como auxiliar na qualificação e medição do vidro triado e comercializado.

Em uma década, o Glass is Good já recuperou para reciclagem mais de 53 mil toneladas de vidro, o equivalente a mais de 105 milhões de garrafas de 1 litro. Ao longo desse período, o programa possibilitou uma economia de mais de 24 mil MWh de energia, redução de emissão de 27 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, além de menos 61 mil toneladas de matéria-prima retirada da natureza.

Ecogesto

O Ecogesto é uma iniciativa empreendida pela ABRABE desde 2015 como forma de atender às metas de recuperação de embalagens pós-consumo nos âmbitos federal e estadual e colaborar com o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O programa se propõe a desenvolver ações estruturantes nas cooperativas e associações de catadores. Seu objetivo é melhorar a capacidade técnico-operacional e gestão administrativa das entidades apoiadas, assim como qualificar e medir os materiais recicláveis triados e comercializados por elas.

O Ecogesto atua a partir de um plano de ação conjunto. Dessa forma, é possível atender às necessidades prioritárias de cada cooperativa parceira (como EPIs, maquinário, capacitação, aprimoramento da gestão etc.) e melhorar a capacidade produtiva e as condições de trabalho e renda dos cooperados. Outras ações do Ecogesto incluem assessoria para o gerenciamento de indicadores, capacitação operacional e adequação de infraestrutura.

Inicialmente operando em apenas dois estados em 2018, o Ecogesto ganhou capilaridade ao longo de 2019, chegando a 14 estados e atingindo mais de 100 cooperativas em todo o Brasil.

A parceria com a ABRABE contribui para condução dos negócios do Grupo Missiato de forma ética e responsável, respeitando o ambiente saudável de concorrência, o aprimoramento do mercado de cachaça e bebidas destiladas e as práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.

Deixe seu comentário

Unidade Jandaia do Sul (PR)

Av. Anunciato Sonni, 3040Jandaia do Sul - PR(43) 3432-9600

Unidade Anápolis (GO)

Rod Br 153, S/N, Km 47Anápolis - GO(62) 3310-2208

Centros de Distribuição

Manaus (AM)(92) 3638-8465Sta Rita do Passa Quatro (SP)(19) 3584-6230
© Copyright 2021 | Grupo Missiato. Todos os direitos reservados. By Hecko.

Beba com moderação. É proibida a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.